Passo 4. Personalização do programa e redesenho dos scripts

Personalizar Zettlr – Piztu

Zettlr permite sua configuração, possibilitando a alteração do idioma, salvamento automático, fundo escuro, etc.

Para a alteração do idioma e salvamento automático

Para ativar o fundo escuro:

Personalizar as utilidades

Piztu propõe uma série de scripts que são úteis para o ensino, mas o programa pode ser perfeitamente adaptado para outros usos, como para estudantes, gestão de pacientes por um profissional de saúde, e muito mais. No entanto, os scripts propostos por padrão são muito específicos para o ensino e controle de sala de aula.

Qualquer usuário pode remover os scripts propostos, modificá-los ou adicionar os seus próprios. Hoje em dia, com a ajuda da inteligência artificial, criar scripts está ao alcance de qualquer pessoa. Você pode usar os scripts propostos como exemplo e modificá-los até obter a funcionalidade desejada, com a ajuda de ferramentas como Grok, Gemini, Claude, etc. Certamente, cada vez será mais fácil alcançar os resultados esperados.

Todos os scripts propostos são programados em Python e usam uma interface gráfica com pySide6. Lembre-se de que todos os scripts são armazenados no subdiretório .scripts do espaço de trabalho escolhido. Se não quiser que um script apareça na coluna da direita, basta abrir esse diretório com o explorador de arquivos do seu sistema operacional e excluí-lo. Ele desaparecerá automaticamente da coluna. Se desejar traduzir o nome das utilidades, basta renomear os diretórios dos scripts.

Se você deseja criar novos scripts, só terá que criar um novo diretório dentro do diretório .scripts do seu espaço de trabalho. Dentro desse novo diretório, você terá que adicionar três arquivos:

  • O arquivo do código Python, com extensão .py.
  • O arquivo requirements.txt, onde você define as bibliotecas do Python necessárias para o script.
  • O arquivo metadata.yaml, onde, além dos seus dados e uma breve descrição, você deve adicionar o entry_point, que informa ao Zettlr o nome do arquivo que deve executar.

Por exemplo, se o script se chama temporaliza.py, o entry_point será configurado da seguinte forma:

YAML

entry_point: temporaliza.py

Em qualquer caso, continuarei adaptando e melhorando os scripts, adicionando novas funcionalidades ao Zettlr.

Scroll to Top