Piztu Docentes emprega a inteligência artificial em muitos dos seus processos. Para isso, é preciso ter vários serviços contratados. Piztu funciona como uma ponte que conecta dois programas ou sistemas, facilitando a sua comunicação.
Para compreendê-lo melhor, pode imaginar que está em um restaurante. Desde Piztu, você pede algumas porções ao garçom, que seria a API. Esse garçom vai à cozinha, o motor de inteligência artificial, e retorna à sua mesa com os deliciosos pratos prontos para comer.

Alguns dos serviços são gratuitos, outros pagos. É evidente que a qualidade dos resultados varia (nem todas as cozinhas dos restaurantes oferecem a mesma qualidade em seus pratos). Cabe ao usuário decidir quais contratar em função do uso que deseja fazer.
Ao clicar no botão 02.- Gestor api-key ia, você terá acesso aos links para contratar vários serviços. Para começar, eu recomendaria contratar os de Groq (gratuito e muito rápido, com limites teóricos), o de Gemini e o de DeepSeek (gratuito até um certo limite).
O procedimento consiste em clicar nos hiperlinks de cor azul que aparecem na tela e criar a sua API Key. Uma vez gerada, copie-a na célula correspondente. A API Key será armazenada no arquivo .env do seu espaço de trabalho ativo.
Você deve ter em mente que está lidando com dados muito sensíveis, por isso é fundamental guardá-los em uma unidade segura.
Vamos ver dois exemplos para a criação das api-key:
https://wordpress.piztu.org/2025/08/26/groq_api_key/
https://wordpress.piztu.org/2025/08/26/paso-5b-grok_api_key/
